Incêndios: Comissão Europeia diz poder mobilizar mais recursos

O executivo da União Europeia afirmou, em comunicado, que está a “acompanhar de perto a situação”.

A Comissão Europeia anunciou hoje estar disponível para mobilizar recursos adicionais para auxiliar no combate ao incêndio na Madeira perante as “condições difíceis”.

O executivo da União Europeia afirmou, em comunicado, que está a “acompanhar de perto a situação” e que está “preparada para enviar recursos adicionais, se necessário”.

“A Comissão Europeia está a mobilizar apoio para Portugal na luta contra um incêndio florestal perto da Ribeira Brava, na Madeira. […] O sistema de emergência por satélite Copernicus foi também ativado para fornecer mapas às autoridades locais”, refere a instituição no comunicado.

Esta manhã, foi anunciado que os dois aviões Canadair de combate a incêndios pedidos pelo Governo português à UE, no âmbito da ativação do Mecanismo Europeu de Proteção Civil, chegam hoje à Madeira.

“Na sequência da ativação por Portugal do Mecanismo de Proteção Civil da UE ontem [quarta-feira] à noite, o Centro de Coordenação de Resposta de Emergência da Comissão coordenou imediatamente o envio de dois aviões Canadair de combate a incêndios da rescEU [reserva estratégica da UE] que seguirão hoje de Espanha para Madeira”, refere a instituição na nota de imprensa, observando que “as aeronaves ajudarão as autoridades locais a combater os incêndios, prestando um apoio aéreo essencial em condições difíceis”.

Ao todo, a reserva estratégica da UE para a época de incêndios é composta por 28 aviões e quatro helicópteros colocados em 10 Estados-membros, havendo ainda mais de 560 bombeiros de 12 países foram pré-posicionados em toda a Europa.

A informação surge um dia depois de o Governo português ter anunciado que iria ativar o Mecanismo Europeu de Proteção Civil, no âmbito do qual existe uma reserva estratégica de meios, para que possam ser enviados dois aviões de combate a fogos Canadair para ajudar no combate ao incêndio que lavra há oito dias na Madeira.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *