Confiança apela ao aprofundamento da cultura de prevenção para evitar catástrofes

A equipa da Confiança felicitou, hoje, os funchalenses pelo 516.° aniversário da cidade e apelou ao aprofundamento da cultura de prevenção para evitar catástrofes.

Após a reunião de executivo desta quinta-feira, a primeira do mês de agosto, os vereadores eleitos pela Confiança na Câmara Municipal do Funchal, endereçaram as suas felicitações a todos os funchalenses por ocasião do 516.° aniversário da cidade, que ontem se comemorou nos Paços do Concelho.

Transmitiram ainda um agradecimento aos homenageados com a medalha municipal grau ouro pelos seus percursos de vida que promoveram o engrandecimento da resiliente cidade do Funchal, sem esquecer uma palavra de apreço a todos os trabalhadores municipais que constituem a verdadeira força motriz da autarquia da capital da Madeira.

No assunto que absorve todas as atenções, os incêndios que ainda consomem a Madeira, os vereadores da Confiança endereçaram o seu profundo reconhecimento coletivo a todos profissionais que, direta e indiretamente, contribuíram para minimizar os efeitos desta catástrofes.

Endereçaram ainda um agradecimento especial a todos os cidadãos que voluntariamente se disponibilizaram para ajudar, com um “inigualável espírito solidário”, seja na linha da frente de combate aos fogos, seja no apoio logístico necessário para criar as condições condignas para todos os envolvidos.

”O momento deve ser de união em torno da nossa causa comum que é a Madeira, que não se esgota na proteção de pessoas e bens, mas que também deve incluir a defesa do nosso património natural e de biodiversidade. Por isso, e na ausência de outro tipo de respostas públicas, é importante que todos os madeirenses sejam chamados à ação, assumido o papel de agentes individuais de proteção civil, mantendo os seus terrenos limpos e adotando comportamentos preventivos.”, refere o vereador Miguel Silva Gouveia.

Miguel Silva Gouveia lamenta ainda algumas “afirmações pouco felizes por parte de titulares de cargos públicos que não inspiram confiança nem dão garantias de segurança à população”. “Não deveria ser motivo de orgulho para um governante apresentar dezenas de incêndios no seu currículo. Quando as situações se repetem, ano após ano, isso apenas comprova ineficácia governativa, falta de planeamento e défice de aprendizagem.”, conclui o autarca.

No Período da Ordem do Dia, “confirmou-se a situação, denunciada pela Confiança e negada pela atual presidente, de que muitos alunos funchalenses a frequentar o ensino superior deixaram de receber bolsas de estudo com a entrada em vigor da alteração ao regulamento promovida pelo PSD”, aponta a Confiança.

“Na reunião soubemos que foram recusadas bolsas a mais de 400 estudantes funchalenses. Com efeito, a Confiança votou favoravelmente a uma nova alteração ao regulamento municipal de Bolsas de Estudo ao Ensino Superior, que procura repor a universalidade originalmente prevista deste apoio. Este é apenas mais um episódio no vasto rol de trapalhadas do PSD, a demonstrar que, durante este mandato, o Funchal vem sendo gerido de forma desarticulada, numa lógica de ‘tentativa e erro’, utilizando os funchalenses como cobaias”, indicou ainda.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *