Associação e sindicato nacional dos bombeiros deixam alerta: “Não é só deixar arder!”

Foi através de um comunicado que a Associação Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP) e o Sindicato Nacional de Bombeiros Profissionais (SNBP) deixaram vários reparos à abordagem no combate aos incêndios que assolam da Madeira desde o passado dia 14 de agosto.

A ANBP/SNBP entendem que é necessário e urgente: avaliar a estratégia de combate ao incêndio, no que diz respeito a meios humanos e viaturas; garantir o apoio de meios aéreos para o ataque às chamas, que lavram em locais de difícil acesso que impedem a chegada de meios por terra; assegurar a proteção das pessoas e das habitações na linha de fogo.

“ANBP/SNBP lembram que tudo fizeram, junto do Governo Regional da Madeira, para que existisse agora um meio aéreo, na altura contra tudo e todos que diziam que a Ilha não tinha condições para que o meio aéreo pudesse ali operar. Só que apenas UM meio aéreo não é suficiente para acudir num incêndio como este a que estamos a assistir, que começou nas serras da Ribeira Brava, passou aos concelhos de Câmara de Lobos, Ponta do Sol e Santana.A orografia dos locais torna difícil e quase impossível a atuação dos bombeiros. Então, porque não se pediram meios aéreos ao Continente?Porque só agora Espanha vai enviar apoio aéreo?”

Além disso, deixam ainda outra questão: O que precisa arder ainda para que a estratégia seja alterada, de forma a acabar com o incêndio?

A ANBP/SNBP solicitam ao Executivo regional e ao Governo da República “que coloquem em ação mais um meio aéreo (Helicóptero médio ou pesado) ou então dois meios aéreos (Air Tractor ou Fire Boss), testados em 2017, aumentando a capacidade de água para combate, podendo ainda serem adicionadas caldas retardantes no sentido de extinguir e dar tempo ao efetivo em terra de efetuar um ataque combinado (ar-terra)”.

Apela, de igual modo, aos governos regional e da República para que, “caso não se encontrem meios alternativos, possam ser ativados os protocolos bilaterais com os países vizinhos ou solicitar apoio ao Mecanismo Europeu de Proteção Civil. Não queremos entrar nas “tricas” políticas que, como sempre, aquecem o Verão à conta dos incêndios Florestais. Queremos Ação! Queremos Estratégia! Exigimos Conhecimento para AGIR!ANBP/SNBP demonstram o seu apoio a todos os Bombeiros madeirenses que têm feito o melhor que podem no combate ao incêndio. E manifestam solidariedade às populações que, por estes dias, vivem angustiadas vendo o fogo chegar perto das suas casas”.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *