A Associação Casa do Voluntário está a promover um ‘Piquenique Intergeracional’, esta manhã, no Jardim da Quinta Magnólia, para assinalar o Dia dos Avós.
Com o intuito de “tirar os idosos de casa e dos lares”, a instituição volta a aproveitar a efeméride que tem lugar amanhã para estreitar os laços entre netos e avós. No total, são cerca de 130 pessoas a participar no piquenique, que inclui várias atividades, entre as quais uma experiência de yoga que decorre neste momento.
Helena Correia, presidente da Casa do Voluntário, explica ao JM que a ideia deste ano surgiu com o objectivo de recordar os piqueniques do passado, em que havia uma interação entre netos e avós.
Além de netos das utentes, estão no recinto crianças do projeto Academia do Jovem Ativo. “Sabemos que existe uma ligação em casa das crianças com os avós, mas é importante haver também nas atividades”, enfatiza Helena Correia.
Esta iniciativa, em parceria com a Causa Social, conta com a participação de oito instituições, nomeadamente o Lar do Porto da Cruz, Lar do Porto Moniz, Projeto: ‘N.A.D.A’ (Não ao Desperdício Alimentar), Junta de Freguesia de Câmara de Lobos – Projeto: Mais Laços, Aconchego, AJA (Academia Jovem Ativo), Associação Juntos por Santa Clara, Lapi Madeira Funchal (Lar adventista para pessoas idosas).