O chef Ljubomir Stanisic foi ontem o ‘maestro’ de um evento gastronómico, no hotel Castanheiro.
Bem-vindos à Bósnia!’. Foi com este cartão de visita que o conhecido chef Ljubomir Stanisic, natural da antiga Jugoslávia (atual Bósnia e Herzegovina) deu entrada, ontem, ao jantar ‘À Mesa no Castanheiro’.
O restaurante Tipografia, do Castanheiro Boutique Hotel, foi o palco do evento gastronómico.
Com lotação esgotada, precedido de um beberete, com Rosé dos Villões (criação de António Maçanita e Nuno Faria), no terraço da unidade hoteleira, com vistas desafogadas para o mar e para a serra.
Para as entradas, o chef reservou pão ‘Rosa’, um pão que homenageia a mãe dele, conforme explicou. A acompanhar o pão, juntou iguarias do cardápio tradicional da Bósnia, pouco conhecidas entre nós (ajvar, kajmak, pasteta, stelja) e uma inusitada ‘manteiga’ de lapas.
Para acompanhar este prato, o enólogo Nuno Faria, sócio do 100 Maneiras, apresentou, mesa a mesa, o vinho Mestiço Bruto 2020, uma produção partilhada entre o chef e Mateus Nicolau Almeida (Douro Superior).
O jantar foi o culminar de uma visita que o chef e a equipa do 100 Maneiras realizou pela ilha, descobrindo e saboreando a gastronomia regional.