A Polícia de Segurança Publica (PSP) realiza a esta hora uma ação de sensibilização e fiscalização na rotunda junto ao Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC). A operação Stop está incluída na Campanha “2 Rodas: Agarre-se à Vida”, que arrancou na passada quarta-feira nas estradas da Madeira.
Segundo Edgar Castro, comandante da esquadra de Trânsito, o principal o objetivo é alertar os condutores, em especial os motociclistas, para uma condução segura.
Contudo, o oficial da PSP revela ao JM que os números que a PSP tem relativamente às motos e motociclos de duas rodas apontam “para um aumento de acidentes” em 2024, embora o número de vítimas possa vir a ser “menor” relativamente a 2023.
Edgar Castro relatou que houve 378 acidentes em 2024, que provocaram 340 vítimas” nas estradas da RAM. O comandante da Esquadra de Trânsito da PSP acrescentou que as vítimas são “28% de todos os acidentes Rodoviário”, um valor que considera grave para a nossa realidade. Essa preocupação está patente nos 305 feridos muito graves que tem origem nos acidentes com veículos de duas rodas. “No total das vítimas mortais dos acidentes Rodoviários, em 2023, 1/4 (3) foram resultantes” dos acidentes com motorizadas.
A campanha e esta fiscalização contou com a participação dos serviços da Direção Regional de Estradas, em sensibilização à fiscalização realizada pelo Esquadra de Trânsito do comando Regional da PSP.
Esta iniciativa está inserida no Plano Nacional de Fiscalização (PNF) de 2024, e termina à meia-noite de hoje.