Deputado do Chega acusa GR de condicionar pesca do gaiado

Francisco Gomes, deputado do Chega na Assembleia da República, acusa o Governo Regional de ser responsável por condicionamentos na pesca do gaiado.

“A pesca do gaiado está a ser comprometida porque o Governo Regional ainda não arranjou os túneis de congelação nas lotas do Caniçal e do Funchal”, sustenta o parlamentar.

“Como resultado, a descarga do peixe capturado está limitada a cerca de dez toneladas por dia, quando as instalações existentes têm a capacidade para receber uma quantidade muito maior”, é afirmado em tom de alerta.

“O gaiado apareceu em força nos bancos e a sua captura pode ser a salvação de muitos pescadores e armadores. Todavia, a operação está a ser comprometida porque os túneis de congelação estão avariados, um deles, pelo menos, há anos, sem que se saiba se há perspetivas de arranjo”, corrobora a mesma voz.

Mais diz que algumas normas em vigor estarão a prejudicar os pescadores. “Em específico, da exigência que o peixe fique vinte e quatro horas no túnel de congelação, quando, segundo a informação que lhe foi transmitida pelos pescadores, doze horas seriam mais que suficientes”, pormenoriza o comunicado enviado às redações

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *