27 carros antigos recriam primeiro passeio de automóvel na Madeira

Perto de 30 viaturas antigas a 1955 fazem parte do ‘Passeio Harley Foster’, que decorre esta manhã entre a Placa central na Avenida Arriaga e o centro de Câmara de Lobos. A iniciativa, organizada pelo Clube de Automóveis Clássicos, visa homenagear Bernard Harvey Foster, que trouxe o primeiro automóvel para a Madeira, em 1904.

Assim, este evento visa a recriação da viagem histórica protagonizada pelo britânico, “que percorreu os primitivos trilhos da ilha, que para grande espanto e gáudio dos locais, conduziu o seu automóvel pela atual Estrada Monumental, do Funchal até à vila piscatória de Câmara de Lobos”.

Assim, 27 automóveis clássicos da propriedade de residentes fazem hoje o mesmo percurso, se bem com algumas alterações ao trajeto devido a uma prova desportiva que decorria na Avenida do Mar.

Miguel Gouveia, presidente do Clube de Automóveis Clássicos disse ao nosso jornal que o grupo de participantes faz o percurso até Câmara de Lobos pela Estrada Monumental, as viaturas ficarão em exposição na Praça da Autonomia e, depois do almoço, a excursão regressa ao Funchal, passando pela Rotunda Harvey Foster e estacionando as viaturas em frente à Assembleia Legislativa, onde ficarão em exposição.

Já com 11 edições, este evento conta ainda com a presença de um autocarro, este ano cedido pela Tecnovia, porque o que costuma participar está avariado. É uma viatura da década de 70, e não da época exigida para a participação no evento, mas é uma solução para que haja a participação desejada.

De salientar que serão cerca de 2.500 carros clássicos registados na Madeira, segundo apontou Miguel Gouveia.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *