A Secretaria Regional de Saúde e Proteção Civil anunciou que passa a disponibilizar, a partir de hoje, uma nova página online, dedicada aos Tempos Máximos de Resposta Garantidos (TMRG) em vigor na Madeira desde o dia 9 de fevereiro de 2024.
De acordo com o Governo Regional, a nova página está disponível no site do IASAUDE.
“Através desta plataforma, o cidadão terá acesso a informações sobre os TMRG aplicados às primeiras consultas de especialidade hospitalar e cirurgias programadas”, adianta a Secretaria Regional de Saúde e Proteção Civil, que indica que o site terá também uma área dedicada ao esclarecimento de dúvidas.
Segundo a mesma nota, “os dados que são agora publicados dizem respeito às referenciações de utentes para estes atos médicos” entre os dias 9 de fevereiro e 30 de junho de 2024. “Relativamente a este período o Serviço de Saúde da RAM (SESARAM) cumpriu com os TMRG nas cirurgias em 88% e nas consultas em 68%.”
O Governo prossegue, garantindo a intenção de “reforçar a robustez” do Serviço Regional de Saúde “para melhorar a capacidade de resposta” e refere que tem aumentado o número de atos realizados, “ano após ano”.
“Em 2023 realizámos 8 milhões de atos assistenciais, dos quais, mais de 800 mil consultas médicas, mais de 15 mil cirurgias, e asseguramos 20 mil internamentos/ano. Este ano, de janeiro a 10 de julho, já realizámos 9.465 cirurgias, uma média de 49 cirurgias por dia, refletindo o nosso compromisso em melhorar a resposta aos utentes. A exemplo, na área oncológica, área que dedicamos especial atenção, realizamos mais de 900 intervenções. Vamos continuar a investir no Serviço Regional de Saúde para a melhoria contínua dos serviços prestados”, pode ler-se.
A publicação dos TMRG será disponibilizada semestralmente no site do IASAÚDE.