O Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, em parceria com a Associação Notas e Sinfonias Atlânticas/Orquestra Clássica da Madeira, homenageou, hoje, Guyonne de Becdelièvre, pela sua carreira enquanto docente e violoncelista, bem como pelo seu contributo na difusão da arte e da cultura na segunda metade do século XX na Região.
Na cerimónia, que decorreu no Salão Nobre do Conservatório, usou da palavra Carlos Gonçalves, presidente do Conservatório, o qual começou por recordar os tempos em que foi seu aluno, nas disciplinas de francês e violoncelo, agradecendo a paciência e os seus ensinamentos.
Por seu turno, Vanda de França, presidente da ANSA/OCM, relevou o respeito que a professora conquistou ao longo dos anos e a importância que a mesma teve para a Região.
A finalizar, Guyonne de Becdelièvre, de 92 anos, mostrou-se emotiva e ficou sem palavras, conseguido apenas agradecer o reconhecimento.
De referir que a homenageada é antiga professora da Academia de Música e Belas Artes da Madeira, atual Conservatório, e membro fundador da Orquestra de Câmara da Academia de Música da Madeira, agora Orquestra Clássica da Madeira, tendo chegado à Madeira em 1960.
Renomada violoncelista, foi conhecida pela sua interpretação expressiva e técnica refinada. Iniciou os seus estudos musicais, ainda jovem, demonstrando talento precoce para o violoncelo.