João Jacinto (Clube Desportivo Nacional – Moriano Automóveis / C.D. Pataiense / CO2 Auto) foi o grande vencedor da 1ª etapa da 49ª Volta à Madeira em Bicicleta, ao fim de 34.9kms que ligaram a Ribeira de Machico e o Terreiro da Luta.
João protagonizou um ataque para o prémio de montanha no Santo da Serra aos 6.2kms, e não mais foi alcançado, seguindo o resto da etapa a solo, e progressivamente ganhando tempo à concorrência, terminando a etapa em 1h03m06s, com 3min26seg de vantagem para Nuno Manso ( Club Sport Marítimo-Mina Cabeleireiros / C.B. Almodovar / Landeiro / KTM / Matias&Araujo ) e 3min36seg para Bernardo Teixeira (Clube Futebol Andorinha).
Nas senhoras, Rosa Martins (Maxima Dinâmica / Ludens de Machico ) completou a etapa em 1h33min21seg e já leva uma vantagem de 9min43seg para Stepanhie Cords (C.D.1ºde Maio-Leticia Fernandes – Seguros / Rolub MTB Team) e 17min43seg sobre Jessie Serrão (C.D.1ºde Maio-Leticia Fernandes – Seguros / Rolub MTB Team)
João Jacinto tem neste momento a liderança da geral (amarela), pontos (verde) e montanha (azul) enquanto que Bernardo Texiraira possui a liderança na juventude (branca) e Rosa Martins lidera em femininas (rosa) Por equipas o Clube Desportivo Nacional – Moriano Automóveis / C.D. Pataiense/CO2 Auto assume uma liderança confortável sobre as restantes equipas.
Esta sexta-feira a prova continua, com mais 51.7Kms numa etapa que ligará Santana ao Porto Moniz, com partida às 10h00 e previsão de chegada pelas 11h30.