JSD destaca papel “vital” da ETAR do Funchal

Militantes da JSD visitaram ETAR do Funchal.

A Juventude Social Democrata do Funchal, por via do seu núcleo da freguesia de Santa Maria Maior, visitou a Estação de Tratamento de Águas Residuais do Funchal – que opera desde 1995. Os jovens laranjas participaram numa ação de sensibilização no Pólo de Educação Ambiental e conheceram as instalações desta infraestrutura da Câmara Municipal do Funchal gerida pela empresa LUSÁGUA.

“A sensibilização ambiental reveste-se de particular importância no que concerne à redução da quantidade de resíduos enviados para a rede urbana de saneamento básico”, começam por referir os jovens social-democratas, ressalvando ainda “a consequente proteção do meio marinho que está associada”.

A estrutura jovem do PSD Madeira destaca que “a ETAR do Funchal é vital não só para a preservação ambiental, mas também enquanto agente conservador da saúde pública. Através desta infraestrutura e da gestão da LUSÁGUA, a Câmara Municipal do Funchal garante o tratamento das águas utilizadas em atividades domésticas, industriais e agrícolas, removendo poluentes e garantindo o regresso das mesmas à natureza em condições adequadas de salubridade”.

“Estamos perante uma ferramenta fundamental para a sustentabilidade da comunidade do município e da Região. O trabalho desta ETAR e das estações elevatórias da respetiva rede possibilita a emissão submarina segura das águas residuais recolhidas, garantindo a qualidade das mesmas e a proteção do meio ambiente”.

No âmbito desta iniciativa, a JSD enaltece o investimento efetuado pela edilidade nos últimos anos quanto “à reabilitação da infraestrutura e às melhorias de desempenho da mesma”. A propósito da obra da nova ETAR no Vale do Lazareto, os jovens do PSD concluem evidenciando “a necessidade imperativa da edificação de uma estrutura capaz de alcançar o nível de tratamento primário a que a legislação vigente obriga”.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *