Rafaela Fernandes disse hoje, na abertura do evento ‘24 Horas a Bailar’, que o concelho de Santana será beneficiado com as comemorações dos 25 anos da elevação da floresta Laurissilva a Património da Humanidade.
Recorde-se que Santana, onde também a floresta Laurissilva faz parte da paisagem, é desde 2011, Reserva da Biosfera, reconhecida pela UNESCO.
A secretária regional aproveitou o momento para sublinhar que a junção da Agricultura, Ambiente e Pescas, numa única secretaria regional é um sinal do compromisso do Governo Regional para com o setor primário.
Saudando a Casa do Povo, coorganizadora do evento, a governante enalteceu as instituições congéneres que, por toda a Região, trabalham de forma voluntária em prol das populações e das tradições.
E porque este é um evento dedicado a uma das grandes tradições madeirenses – o folclore -, Rafaela Fernandes felicitou todas as pessoas, de diferentes idades, que o preservam e divulgam.
Reviver os costumes e tradições do povo madeirense, através da presença dos Grupos de Folclore da Região, é o principal desígnio deste evento organizado pela Secretaria Regional de Agricultura, Pescas e Ambiente, através da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Câmara Municipal de Santana e Casa do Povo de Santana, que nesta edição se foca na temática da comemoração do 25.º aniversário da Laurissilva da Madeira.
Durante estes dois dias, conforme revela o programa acima, vão atuar “vários grupos de folclore de toda a Região que mostram os trajes, a música e a dança, os costumes e tradições de outrora que os nossos antepassados criaram e recriaram”, refere a mesma fonte.
Jogos tradicionais, cantigas de trabalho, despiques, entre outros momentos de animação e etnografia, compõem o programa.