O concelho de Machico recebe ao longo de julho o evento ‘11 meses, 11 concelhos’ promovido pelo Instituto de Emprego da Madeira, tutelado pela Secretaria Regional de Inclusão, Trabalho e Juventude.
As iniciativas arrancaram no Funchal, em abril, seguiu-se Câmara de Lobos, em maio, e Ribeira Brava, em junho.
As a https://www.iem.madeira.gov.pt/ ecirc;s de julho podem ser consultadas no sítio eletrónico do IEM, IP-RAM (https://www.iem.madeira.gov.pt/), fazendo-se nota que algumas delas têm como destinatários apenas os desempregados inscritos e convocados pelo IEM, IP-RAM enquanto que outras, como é o caso das destinadas às entidades empregadoras/enquadradoras, são abertas, mas de inscrição obrigatória.
Serão realizados vários workshops dirigidos aos jovens, tendo em vista a sua autonomização e aquisição de ferramentas essenciais no acesso ao emprego e, ainda, de procura ativa de emprego dirigidos a desempregados adultos, tendo em vista a promoção de competências de empregabilidade.
Estão agendadas, também, diferentes sessões, algumas de carater motivacional e de divulgação/esclarecimentos sobre os programas de emprego do IEM, outras mais informativas sobre as condições e formas de acesso ao mercado de trabalho europeu através da Rede Europeia de Emprego EURES. Para desempregados inscritos e residentes em Machico serão, também, disponibilizados balcões de atendimento para apresentação a ofertas de emprego no concelho.
A programação prevê igualmente o contacto e o diálogo com entidades públicas e privadas de Machico, nomeadamente através de visitas a entidades empregadoras apoiadas pelo IEM, no âmbito dos vários programas de emprego e de uma sessão de divulgação e esclarecimento sobre os apoios ao emprego, com o objetivo de fornecer uma visão detalhada sobre os objetivos, benefícios e processos do conjunto de programas/ medidas junto de entidades públicas, privadas e organizações sociais e facilitar a troca de experiências entre profissionais e entidades sobre a inclusão social e laboral das populações-alvo.