A coleção de marcadores de livros desenvolvidos pela Biblioteca Municipal de Machico – Francisco Álvares de Nóbrega mereceu um destaque na Rede Nacional de Bibliotecas Públicas (RNBP), pela divulgação da cultura local e promoção da utilização dos serviços da biblioteca, anunciou hoje a autarquia local.
“Este projeto, apoiado pela Câmara Municipal de Machico, surgiu em 2022 com o intuito de dinamizar o empréstimo de livros e atrair mais leitores à biblioteca, enquanto divulgava e promovia a cultura local e regional”, explica, através de um comunicado.
Cada coleção é anual, composta por 12 marcadores diferentes que são disponibilizados a cada mês na receção da biblioteca para os leitores que requisitam livros. No início do ano, todos os aqueles que frequentam o espaço e estejam interessados em participar no projeto, recebem um cartão de colecionador que é carimbado mensalmente ao requisitar pelo menos um livro e ao receber o seu marcador. A autarquia tem vindo a premiar os colecionadores que completam cada coleção, de forma a incentivar a frequência deste espaço público e a promover o livro enquanto instrumento de conhecimento.
De recordar que em 2022 o tema foi “Machico, marca a tua história com cultura”, em 2023 “Artes e Ofícios de Outras Gerações” e em 2024 está a ser promovida a coleção “Escritores Machiquenses”.