O vereador da Autarquia destacou o envolvimento de todos os organismos públicos e privados na candidatura da Câmara, principalmente “todas as iniciativas de sensibilização realizadas pelo programa Eco Escolas na praia da Calheta”, a juntar ao “protocolo com o Instituto de Florestas e Conservação da Natureza”.
Todos foram importantes para as “ações de sensibilização e promoção”, num espaço que vai contar com “os nadadores salvadores e, este ano, com uma inovação” de reforçar o dispositivo com “cinco nadadores salvadores”, reforçando “a segurança balnear. Além disso, em 2023 foi realizado um “reforço de 7.500 toneladas de areia que vieram de Alcáçar do sal, que veio, no fundo, permitir uma maior qualidade balnear”, disse.
Sendo “uma praia artificial, para manter esta qualidade e uma praia sem poluição, foi contratada uma empresa especialista em aves rapinas” para evitar a contaminação de animais voadores na areia da praia artificial.
Ainda este ano, disse Aleixo Abreu, serão construídos os “passadiços de madeira” para facilitar o “acesso á praia”. Será, ainda, realizado o reforço de sinalética para os utentes da praia, incluindo informações sobre a temperatura da água e valores da temperatura ambiente e os valores dos raios ultravioletas.