Projeto de praticantes de elevado potencial é ímpar a nível nacional

No âmbito da formação promovida pela Direção Regional de Desporto nas comemorações do dia Olímpico ‘O Treinador – Rumo à Excelência’, evento que reuniu técnicos do movimento associativo regional, o Diretor Regional de Desporto David Gomes, clarificou a plateia que o projeto olímpico, “é responsabilidade maior de Portugal, pois é o País que está representado nos Jogos Olímpicos”.

Não obstante, considerou que a RAM, “tem tido sempre representações condignas no seio da comitiva Portuguesa nas diversas edições dos Jogos Olímpicos, pois apresenta uma percentagem de participantes, muito acima da dimensão populacional percentual da RAM, relativamente ao todo nacional”.

O diretor regional, enalteceu a relevância da realização destes momentos de partilha de conhecimento e de reflexão entre um conjunto de técnicos, todos eles ligados a projetos de qualidade e “onde o trabalho do treinador tem assumido um papel crucial na elevação da qualidade das prestações dos atletas”.

Na sua intervenção, este responsável destacou igualmente que o “Governo Regional tem acompanhado e cumprido, no âmbito das suas competências, os apoios necessários para que a Região continue a assumir um papel de boa representatividade desportiva nos patamares internacionais de elevada referência”.

Por fim, em jeito de balanço, referiu que “Em 2015, e relativamente aos Praticantes de Elevado Potencial (PEP), projeto ímpar no todo nacional, a Região apoiou 158 atletas num valor total de 190 mil euros. Nesta época desportiva (2023/2024), esse valor já se situa nos 262mil euros, para um total de 244 atletas. Já relativamente aos Atletas de Alto Rendimento, David Gomes revelou que “em 2015 foram apoiados 13 atletas num valor que se situou em 67 mil euros, aumentando nesta época desportiva para 36 o número referencial de atletas apoiados, bem como o valor da respetiva contribuição financeira, que rondou os 153 mil euros”.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *