A Coligação Confiança reitera o seu compromisso com as políticas de migração resultantes dos novos desafios resultantes do crescimento do turismo e da construção civil.
É reconhecida a importância de acolher e integrar as novas culturas que têm chegado à cidade. Hoje, em sede de reunião de câmara, foi apresentada uma proposta que recomenda à Câmara Municipal do Funchal a apresentação de um Plano de Integração de Migrantes
Este plano tem como principal objetivo garantir que os novos residentes tenham as condições adequadas para se estabelecerem e contribuírem positivamente para a nossa comunidade, reafirmando valores de solidariedade, igualdade e respeito mútuo, alinhados com as diretrizes europeias e nacionais.
Coube na proposta a introdução de políticas locais que facilitem o envolvimento nas diversas esferas culturais, pois reconhecemos o papel fundamental da cultura como veículo da coesão social, programas educativos que incentivem a compreensão e o respeito pela diversidade cultural promovendo assim um ambiente inclusivo e a criação de um Centro de Apoio Municipal para coadjuvar com as questões burocráticas.
“Defendemos que a plena integração enriquece a nossa sociedade, promove valores de respeito, tolerância e solidariedade mas, sobretudo, será uma oportunidade de enriquecer cultural, social e economicamente o nosso município” refere a vereadora Micaela Camacho.
Nesta mesma reunião, a Coligação Confiança propôs um voto de louvor ao jovem atleta do Clube Sport Marítimo, Mateus Belo Jesus, que mereceu aprovação por unanimidade, o que traduz o reconhecimento às conquistas e méritos do atleta de atletismo que tem honrado a nossa cidade.
“Esta distinção serve como reconhecimento formal e como incentivo para que continue a trilhar o caminho do sucesso com determinação e paixão pelo desporto e que continue a inspirar outros jovens para a prática desportiva” reforça a vereadora Micaela Camacho.