O Serviço de Saúde da Região realizou, nos dias 6 e 7 de junho, uma ação de formação relacionada com a intervenção em públicos LGBTI, informa o SESARAM.
Promovida pelo Serviço de Psicologia e dinamizada pelo Centro de Formação, teve por objetivos gerais dar a conhecer os diferentes modelos históricos explicativos da hegemonia sexual e de género à diversidade sexual e de género, os diferentes elementos constituintes da identidade sexual e as possíveis combinações desses elementos, bem como o modelo de psicoterapia afirmativa.
“De uma forma específica, pretendeu-se dotar os formados de informação e competências para que possam compreender a diversidade sexual e de género e intervir mais eficazmente no exercício das suas funções”.
Esta ação teve uma duração de 14 horas, sendo dirigida a 25 participantes, na área da psicologia. Teve como formadora a psicóloga clínica, psicoterapeuta e psicodramatista Maria Gabriela Moita, autora de um estudo “Discurso sobre a homossexualidade no contexto clínico: a homossexualidade de dois lados do espelho”, no âmbito de Doutoramento.