Na passada sexta-feira, dia 7 de junho, a Direção Regional de Saúde assinalou o Dia Mundial da Segurança Alimentar com a realização de diversas ações de sensibilização sobre a importância de ‘Prevenir para garantir a segurança alimentar’, que decorreram nos meios digitais e na comunidade, nomeadamente através da dinamização de uma atividade, que decorreu na Casa do Povo de Água de Pena, dirigida a um grupo de 40 utentes.
Leia a nota de imprensa da Direção Regional da Saúde:
“Nesta ocasião, destacou-se que a chave na prevenção da ocorrência de doenças de origem alimentar consiste na adoção de boas práticas de higiene e segurança alimentar em todas as etapas da vida útil e da transformação do alimento, desde a sua produção, armazenamento, manipulação, preparação e confeção, até ao seu consumo. Qualquer falha de segurança alimentar que ocorra num destes passos mencionados poderá resultar na contaminação do alimento e na rápida contaminação de outros alimentos, equipamentos, utensílios, instalações e/ou mesmo pessoas.
Nas questões de Higiene e Segurança Alimentar, a Organização Mundial de Saúde (OMS) definiu 5 princípios fundamentais na promoção da segurança alimentar, designadamente:
– Manter a limpeza
– Separar alimentos crus de alimentos cozinhados
– Cozinhar bem os alimentos
– Manter os alimentos a temperaturas seguras
– Utilizar água e matérias primas seguras.”