Com o salão cheio de representantes de várias entidades regionais, um dos momentos mais marcantes das Comemorações do 10 de Junho na Madeira foi protagonizado por Zélia Gomes, maestrina homenageada na cerimónia.
A distinguida conduziu o coro de Câmara da Madeira a interpretar ‘Alto livro de Camões ‘, de Benjamin Salgado, ‘Para os braços da minha mãe’, de Pedro Abrunhosa, com arranjos de João Caldeira e Zélia Gomes, e ‘Ilha de sonho, Madeira’, de João Victor Costa.
Antes, a marcar o início da cerimónia no Palácio de São Lourenço, foram interpretados os hinos nacional e regional, pelo Coro de Câmara da Madeira e a Banda Militar da Madeira.
Refira-se ainda que momentos antes da entrega das condecorações, Maria Inês Martins Silva leu o texto vencedor do concurso literário ‘Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades portuguesas’.
Foram ainda declamados poemas pelos alunos do Conservatório – Escola das Artes, nomeadamente Ana Freitas, Inês Alturas, Diogo Silva, Sara Sousa, João Temes, Vitória Velosa, Margarida Andrade e Vera Barros.