A secretária regional da Agricultura, Pescas e Ambiente, Rafaela Fernandes, recebeu hoje a vice conselheira da Transição Ecológica, Luta Contra as Alterações Climáticas e Energia, do governo de Canárias, Julieta Schallenberg, tendo as governantes abordado nesta reunião temas de interesse comum relacionados com parcerias nos projetos INTERREG MAC, com base na reunião realizada ontem na RAM.
Manuel Ara Oliveira, diretor regional de Ambiente e Ação Climática, Manuel Filipe e Paulo Oliveira, do Instituto de Florestas e Conservação da Natureza (IFCN), estiveram presentes na reunião para as temáticas de cada uma destas entidades na relação com os projetos que envolvem parcerias com Canárias.
Após o encontro, a secretária regional apontou precisamente o aprofundamento das relações bilaterais entre a Madeira e Canárias, nomeadamente nas questões relativas à gestão da área florestal e ao sargaço, com o ponto de situação dos trabalhos entretanto em curso da responsabilidade desta Secretaria, um fenómeno presente há mais tempo nas ilhas vizinhas.
Na agenda constou também o alinhamento de temas para o Congresso programado no final de novembro, no âmbito dos 25 anos do reconhecimento da Unesco da Floresta Laurissilva. «Temos preocupações e interesses comuns que motivam o estreitar das relações já existentes», sublinhou Rafaela Fernandes.
Já antes, na quarta-feira, houve oportunidade para visita aos trabalhos do IFCN IP RAM no Caminho Real N.º 28 e nos viveiros florestais.