O Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s (MFM-AV), espaço tutelado pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direção Regional da Cultura, inaugura amanhã, dia 6 de junho, pelas 18 horas, a mostra “As Portas da Macaronésia”.
Trata-se de uma exposição fotográfica itinerante e que já esteve presente em três locais: Las Palmas de Gran Canaria; Arrecife em Lanzarote; Ponta Delgada nos Açores. Do Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente´s partirá para Cabo Verde. Paralelamente a este evento será lançado o catálogo da exposição.
Este projeto teve a sua génese numa conversa informal entre o Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente´s e os representantes da FEDAC do Cabildo de Gran Canária e da Memória Digital de Lanzarote do Cabildo de Lanzarote ao qual se juntaram, posteriormente, a Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada e o Instituto do Arquivo Nacional de Cabo Verde.
Deste projeto está a nascer um outro que foi denominado “Observatório da Imagem da Macaronésia” e que dará continuidade a estudos e a exposições itinerantes por toda a Região da Macaronésia.
O secretário regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, refere a importância desta mostra, quer na forma como tem reunido as várias regiões da Macaronésia através da Cultura, e sobretudo como revela, através dos vários arquivos fotográficos, as portas dos arquipélagos, os seus portos e aeroportos. “Estas infraestruturas foram e são fundamentais para o desenvolvimento económico e social da Macaronésia e a exposição organizada permite que sejam recordadas, conhecidas e divulgadas”, diz o governante.