O primeiro espetáculo piromusical do Festival do Atlântico 2024 arranca já amanhã, pelas 22h30, com a Itália.
Com o tema ‘O Ciclo da vida…’, a empresa italiana ‘‘Fireworks Lieto Srl’ pretende fazer uma viagem pelas emoções.
No entanto, o Festival do Atlântico – um cartaz afirmado que integra o calendário anual de eventos da Secretaria Regional de Turismo e Cultura -, inicia hoje, com a abertura do Mercadinho ‘Sunset verão’, na Praça do Povo e prolonga-se até o dia 23 de junho.
Refira-se que esta iniciativa decorrerá todos os dias com os horários de domingo a 5.ª feira, das 16h00 às 00h00, sendo que na 6.ª feira e no sábado, encerra uma hora mais tarde.
Estão programadas emissões de rádio, 19 concertos, e animação com DJ Set.
Na edição deste ano há, ainda, a evidenciar a novidade que constitui a ‘Ópera no Pico’, a realizar na Fortaleza de São João do Pico, nos dias 1, 8, 15 e 22 de junho.
Referência, ainda, para os espetáculos de artes circenses, que estão de volta à Praça do Povo, nos dias 21, 22 e 23 de junho, pelas 21h30. Nesta edição apresentam o tema ‘Sky Light’.
No que se refere aos espetáculos piromusicais, nos dias 8 e 15, participam igualmente no Concurso Internacional de Fogo de Artifício da Madeira (CIFAM), além de Itália, França e Inglaterra, todos com a duração de 20 minutos.
A 8 de junho, a ‘Feerie S.A.S” (França) desenvolve o tema ‘Eletro Swing’ e funde a energia positiva deste género musical com efeitos pirotécnicos, proporcionando ao público uma experiência sensorial inesquecível. Por isso, a empresa fará o possível para criar uma sincronização perfeita entre música, luzes e cores para cativar e surpreender todos os espetadores.
A 15 de junho, a empresa ‘Fully Fused Firewoks’ (Inglaterra) surge com o tema ‘Décadas’ com uma trilha sonora especialmente elaborada, que representa fundamentalmente os ritmos, as mudanças e as evoluções dos fogos de artifício. Será este conjunto de músicas que a empresa visa estimular quem assistir, despertando sensações que se materializam e se expressam na coreografia.
Inclui músicas do Reino Unido, com algumas exceções no início e no final. São do género Pop & Rock, das últimas décadas, e pretendem levar o público numa viagem mítica dos anos áureos dos anos 60 do século passado até aos dias de hoje, com temas que ficaram no ouvido de todos.
O objetivo das três empresas internacionais é o de alcançar o ‘Troféu do Atlântico’, atribuído por um júri, assim como o ‘Troféu Madeira Tão Tua’, escolhido pelo público. A votação pode ser feita através de tômbolas colocadas no centro comercial Plaza Madeira, e no Posto de Informação Turística da Direção Regional do Turismo, na Avenida Arriaga, e na noite de cada espetáculo, no Cais do Funchal.
Os resultados do Concurso Internacional de Fogo de Artifício da Madeira serão conhecidos no dia 22.
As apresentações de encerramento, a cargo da empresa organizadora do evento, a Macedo’s Pirotecnia, decorrerão no Funchal, no dia 22, às 22h30, e no dia 23, no Porto Santo, às 23h59, ambos com o tema ‘Quimera’.
De referir ainda que, integrado no Festival do Atlântico, realiza-se em Machico, no âmbito do Mercado Quinhentista, no dia 7 de junho, pelas 23h00, um espetáculo pirotécnico denominado ‘Fogo da Purificação’.