“Sobrevivemos”: IL sonhou com o segundo mandato, mas faz a festa pela eleição de Nuno Morna

O ambiente que se mantinha algo contido desde o lançamento das primeiras sondagens, na sala onde a Iniciativa Liberal acompanha os resultados das Eleições Regionais, deu finalmente lugar a gritos de festa assim que se oficializou a eleição de Nuno Morna.

O partido ainda sonhou com a eleição de um segundo deputado, mas o líder dos liberais avaliou o resultado à luz de um balanço positivo. ”Perante aquilo que foi a vontade dos madeirenses nós sobrevivemos”, disse, assumindo que soube a pouco, porque o partido é “ambicioso”.

Nuno Morna considerou que um dos grandes impedimentos ao crescimento da IL foi uma “bipolarização” nestas eleições que tirou votos ao PS e proporcionou um crescimento do JPP, mas que acabou por manter o PSD como partido mais votado. ”O eleitorado madeirense enferma um bocadinho do síndrome de Estocolmo”, lamentou o líder dos liberais na Região, que foi eleito para um segundo mandato na ALRAM. Mesmo assim, garantiu: “Vivemos bem com aquilo que é a decisão dos eleitores.”

Nuno Morna voltou a frisar que a IL não dará a mão a coligações, mas mostrou-se mais uma vez disponível para dialogar e negociar “caso a caso”. ”Dissemos, desde o princípio, que tudo seria negociado e falado caso a caso, ponto a ponto, decreto a decreto, orçamento a orçamento, e desde que sejam medidas que prefigurem aquilo que nos defendemos”, reforçou.

Ainda assim, o liberal não escondeu alguma desconfiança em relação às possibilidades de haver uma solução governativa estável encabeçada pelos sociais-democratas.” Teoricamente, as próximas eleições serão daqui a quatro anos. Temos a sensação, alguns de nós, que isto não vai aguentar muito mais tempo, mas vai depender da configuração que o PSD entender dar à futura solução governativa”, atirou, antes de rematar: “A maioria absoluta que se configura neste momento será muitíssimo mais instável do que aquela que nos trouxe até aqui.”

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *