No último dia de campanha para a eleições legislativas regionais, o JPP, animado pelo slogan ‘Este é o momento’, afirma-se como o “voto útil, o voto que representa os madeirenses e porto-santenses”.
Em comunicado, a candidatura liderada por Élvio Sousa defende que “é preciso desmascarar a ideia errada de centrar as escolhas dos madeirenses numa lógica de bipolarização entre PSD e PS”.
Sobre o PSD, o JPP diz que este partido “tem um historial de quase 50 anos de poder sem que daí tenha resultado a solução para muitos dos problemas dos madeirenses”.
“Deste PSD, nasceu o partido satélite que é o Chega, que mais não é do que uma fração de extrema direita, com fortes indícios fascistas de má memória. Para fortalecer estes laços de amizade, é chamado o seu líder nacional para preparar o casamento por conveniência entre estes dois partidos”, acrescenta.
No que respeita ao PS, o JPP entende que “sempre deu sinais claros de que como alternativa não será garantia de uma verdadeira mudança e defesa dos interesses dos madeirenses e porto-santenses” e acusa-o de estar “sempre amarrado ao centralismo de Lisboa e sempre alinhou com certas ofensivas vindas da República e atentatórias das autonomias regionais”.