Livre preocupado com más práticas ecológicas

Marta Sofia cabeça de lista do Livre na Madeira às Eleições Legislativas da Madeira marcadas para 26 de maio, em entrevista à Agência Lusa, no Funchal, 26 de abril de 2024.

A candidatura do Livre às eleições regionais de 26 de maio, fez hoje uma visita à Estação de Transferência da Zona Leste e à Estação de Triagem da Madeira situada no vale do Porto Novo, em Santa Cruz, para denunciar “as más práticas ecológicas observadas na Madeira”.

“A falta de uma política eficaz de gestão de resíduos urbanos tem resultado no aumento de lixeiras a céu aberto, afetando tanto a fauna, quanto a flora e a paisagem natural”, considerou o Livre numa nota divulgada à comunicação social, acrescentando que “a ausência de fiscalização rigorosa e da consequente penalização dos infratores, está a permitir estas práticas ilegais continuam, por isso é urgente resolver este problema com a contratação de mais profissionais”.

O Arquipélago da Madeira tem, segundo Livre, de se diferenciar como promotor do meio-ambiente e de turismo sustentável e para isso é necessário colocar em prática políticas que defendam efetivamente a Ecologia.

Um outro fator de degradação da qualidade ambiental é o aumento preocupante de descargas ilegais de resíduos em áreas rurais e costeiras, incluindo materiais perigosos e poluentes, como foi o caso da descarga ilegal de gasóleo na Levada dos Piornais, que afetou o abastecimento da lagoa do Parque de Santa Catarina, em 2022.

“É necessária a modernização das ETARs, com permanente monotorização da qualidade das água”, adianta.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *