Em nota de imprensa, o Serviço Regional de Saúde censura publicamente “a atitude de um partido político, aquando de uma visita realizada no passado dia 13 de maio, ao Centro de Saúde de Santana”, sem referir qual a força política.
De qualquer modo, recorde-se que o PS esteve em ação política naquele centro de saúde, na última segunda-feira.
Como se lê na missiva, o SRS informa que “todas as visitas realizadas a unidades de saúde devem obedecer a regras de respeito de privacidade dos utentes e respetivos profissionais de saúde.
Deve haver cautela e respeito na publicação de imagens e informações de algumas zonas mais sensíveis dos serviços de saúde.
Deve haver respeito pelo direito à privacidade de dados e da vida privada, procedendo ao tratamento de todos os dados de forma lícita e leal, e para a finalidade a que se destinam;
Não devem ser tornadas públicas imagens de utentes e profissionais de saúde, sem o expresso consentimento e autorização dos mesmos. O incumprimento destas regras resulta na violação do Regulamento Geral de Proteção de dados.
Mais informa este Serviço Regional de Saúde que por respeito aos utentes, e ao abrigo do Regulamento Geral de Proteção de Dados, não divulga qualquer tipo de dado pessoal ou imagem, sem consentimentos prévios e/ou respetivas autorizações”.