Europol sofre tentativa de ciberataque mas sem comprometer dados operacionais

A agência europeia de coordenação policial, Europol, foi alvo de uma tentativa de ciberataque “recentemente”, mas isso foi detetado “de imediato” e não se comprometeram dados operacionais, disse uma porta-voz à agência Efe.

“Nem o sistema central da Europol nem os seus sistemas operacionais foram pirateados, o que significa que nenhum dado operacional da instituição foi comprometido” explicou a fonte, garantindo que a Plataforma da Europol para Peritos, um grupo fechado de utilizadores para troca de mensagens privadas, também não foi afetada.

“Estamos cientes do incidente e estamos a avaliar a situação. Já foram tomadas medidas iniciais. A tentativa ocorreu recentemente e foi descoberta de imediato”, adiantou.

Em março passado, a agência, com sede em Haia, indicou que tinham desaparecido “ficheiros pessoais administrativos de vários funcionários”, mas também sublinhou então que esse “incidente”, ocorrido no verão passado, não afetou os “dados pessoais operacionais” da atividade principal da agência, sem dar mais explicações sobre a investigação.

Parte dos ficheiros foram encontrados em Haia, abandonados num local público e entregues à polícia.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *