CMF promove sessões de esclarecimento sobre a fatura da água

A iniciativa chegou hoje à freguesia do Monte e São Gonçalo.

A Câmara Municipal do Funchal tem programadas, durante o mês de maio, diversas ações de esclarecimento sobre a ‘Fatura da Água’. Hoje a iniciativa irá ser promovida nas freguesias do Monte e São Gonçalo, estando o dia 21 de maio reservado para São Roque e Santo António e o dia 28 para o Imaculado Coração de Maria e São Martinho.

Tal como esclarece uma nota da autarquia, a ação “visa aproximar os serviços camarários dos munícipes, promovendo a literacia financeira e técnica sobre a fatura da água e incutindo a colaboração de todos na sustentabilidade económica e ambiental do abastecimento público de água”.

Mais informa que estas sessões têm decorrido à terça-feira e abrangem todas as freguesias do Funchal. Até ao momento, já foram realizadas ações nas freguesias de Santa Luzia, São Pedro, Santa Maria Maior e Sé.

“As sessões de esclarecimento, de natureza informal e muito prática, são muito uteis para a população em geral, com especial incidência nas faixas de população com idades mais avançadas, com baixos níveis de literacia financeira ou com parcos recursos financeiros”, acrescenta a mesma nota.

De salientar, ainda, que os temas abordados incluem a explicação pormenorizada do conteúdo das faturas de água, a utilidade e a forma de comunicar mensalmente a leitura do contador, as diligências a tomar em caso de derrame, a divulgação das tarifas social e familiar, as vantagens da adesão à fatura eletrónica e ao débito direto, as funcionalidades da plataforma CMFonline, as noções de cidadania associadas à plataforma FunchalAlerta e a consciencialização sobre a necessidade de utilizar água de forma racional.

A vereadora com o pelouro do Ambiente, Nádia Coelho, acompanhou uma destas ações de sensibilização, onde testemunhou a elevada adesão da população à iniciativa, quer em termos de número de participantes quer pela pertinência das questões que foram colocadas à Técnica do Departamento ‘Águas do Funchal’ que orientou a iniciativa.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *