PSD reitera compromisso na criação da carreira das ajudantes domiciliárias

O PSD Madeira reuniu-se com um grupo de responsáveis de zona de ajudantes domiciliárias.

A candidatura do PSD aponta, como medida para o próximo mandato, a criação de uma carreira específica de ajudante domiciliária, como forma de valorizar e capacitar “quem diariamente exerce, no terreno, esta profissão”.

Rubina Leal, porta-voz da reunião entre a candidatura do partido e as ajudantes domiciliárias, destacou que “atender aos anseios destas profissionais é garantir que a Madeira é uma Região inclusiva que cuida daqueles que prestam um serviço tão nobre como o é a ajuda domiciliária.”

Rubina Leal sublinhou ainda a importância de cuidar dos mais vulneráveis, em particular dos idosos. “O envelhecimento digno é uma das áreas quem tem sido uma aposta da governação social-democrata, em particular atendendo à inversão da pirâmide etária e consequente envelhecimento populacional”.

‘’O que queremos aqui reconhecer é a importância das funções desempenhadas por este conjunto de mulheres, que muito se dedicam, que muito dignificam aquilo que é o envelhecimento. São as ajudantes domiciliárias as verdadeiras cuidadoras, as verdadeiras pessoas que têm um papel central nesta matéria e que permitem aos nossos idosos que tenham um envelhecimento com toda a dignidade”, afirmou.

A porta-voz considera que as ajudantes domiciliárias “têm um papel central nesta matéria, pelo que devem ver salvaguardas um conjunto de aspetos que só serão acautelados através da criação de uma carreira própria”.

De acordo com a social-democrata, “hoje temos no terreno mais de 500 profissionais que diariamente trabalham e cuidam das pessoas que estão numa situação de vulnerabilidade nos seus domicílios”, pelo que a formação específica em matérias de interesse para a profissão, a atribuição de mais meios técnicos, o aumento de recursos humanos são garantias do PSD Madeira para a próxima legislatura.

Desta forma, e concluindo a intervenção, Rubina Leal reiterou que ”a candidatura do PSD quer reforçar o compromisso da criação da carreira das ajudantes domiciliárias, uma vez que ‘cuidar de quem cuida’ é, e sempre foi, um dos desígnios do PSD Madeira”.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *