Miguel Albuquerque, presidente do Governo Regional, está de visita, na manhã deste sábado, ao novo arruamento que permite a ligação entre as cotas mais altas da freguesia de São Roque, nomeadamente entre o Lombo Jamboeiro e o Galeão, no âmbito da pretendida ligação entre o Lombo Jamboeiro e a Bugiaria.
Trata-se do resultado de um investimento de quase 4,4 milhões de euros (4.398.000,00 euros), acrescidos de IVA, numa empreitada cujo arranque remonta a julho de 2022.
O último troço otimizado é, então, este entre o Lombo Jamboeiro e o Galeão, que incluiu a ligação ao Caminho da Ribeira de Santana. Tem uma extensão de 1.150 metros, ligando, especificamente, o caminho do Lombo Jamboeiro ao Caminho do Galeão.
A obra consistiu na criação de acessos rodoviários nas zonas altas de São Roque, na periferia entre a zona urbana e a zona florestal, com o objetivo também de facilitar a prevenção e o combate a incêndios, constituindo, ainda, uma intervenção fundamental para a proteção da natureza, de pessoas e bens e, por sua vez, para o acesso da população ali residente.
Os trabalhos executados foram de terraplanagens, muros de suporte, passagens hidráulicas, rede de combate a incêndios, incluindo a instalação de marcos de incêndios (espaçados de 120 metros), pavimentação e iluminação pública e a construção do reservatório de água. O trajeto, agora aberto, recebeu a denominação de Caminho Engenheiro Rocha da Silva.