O Governo Regional da Madeira, através do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza (IFCN), tem à sua responsabilidade a manutenção dos espaços verdes de diversos Jardins Públicos, dos quais se destaca o Jardim de Santa Luzia, o Jardim do Amparo e o Jardim das Madalenas, no concelho do Funchal e os Jardins do Garajau, no concelho de Santa Cruz.
“A beleza e o ambiente dos diversos espaços têm levado a que os mesmos sejam muito utilizados. Os Jardins têm sido procurados para a prática do exercício físico, para a realização de piqueniques e de festas de aniversário, para a prática de meditação ou, tão simplesmente para relaxar e observar a natureza”, realça o IFCN, através de um comunicado enviado à redação.
Durante o presente ano, têm sido várias as iniciativas de particulares, assim como de Juntas de Freguesia, Casas do Povo entre outras Entidades, realizadas nos Jardins sob a gestão do IFCN.
No Jardim de Santa Luzia destaca-se provas de orientação, festas de aniversário, feiras. O Jardim das Madalenas é um espaço muito procurado para o exercício físico, assim como para a realização de aniversários para crianças, tal como os Jardins do Garajau. A existência de equipamentos e de parques infantis nesses espaços tem sido uma mais-valia para a ocorrência dessas iniciativas.
No final de abril, os Jardins do Garajau, também foram palco para a realização de um evento distinto dos demais, o “Caniço Local Market”, o que leva a salientar o esforço do Governo Regional na implementação e dinamização dos Jardins Públicos bem como na sua manutenção.
“Estas infraestruturas que se localizam junto dos espaços residenciais é deveras importante, pois além de contribuir para a qualidade do meio ambiente urbano, criando áreas de sombra, também cria oportunidades para que os membros da comunidade estabeleçam laços e participem nos eventos”, remata a mesma nota.