IVBAM desselou Vinho da Roda que viajou no Navio-Escola Sagres

O Instituto do Vinho, Bordado e Artesanato da Madeira realizou hoje a cerimónia de desselagem do Vinho da Roda. Um evento que contou com a presença da secretária regional de Agricultura e Ambiente, Rafaela Fernandes, e do comandante da Zona Marítima da Madeira, capitão-de-mar-e-guerra Rui Manuel Rodrigues Teixeira.

O Vinho da Roda iniciou viagem no Navio-Escola Sagres, depois deste ter zarpado de lisboa no dia 24 julho de 2022 em direção ao Brasil, com vista à participação nas comemorações dos 200 anos da independência daquele país. O navio efetuou uma passagem pelo Arquipélago da Madeira, onde embarcou, no dia 29 de julho, uma pipa de 100 litros de Vinho Madeira do Instituto do Vinho do Bordado e do Artesanato da Madeira com o objetivo de recriar a epopeia do chamado ‘Vinho da Roda’.

Esta viagem, que teve a duração de três meses, efetuou estadias em diversos portos dos quais Salvador da Baía e Mindelo (Cabo Verde), sendo que a permanência no Porto do Funchal foi entre os dias 29 de julho a 1 de agosto.

Após 328 dias no mar foi devolvida a pipa com 100 litros de Vinho Madeira, ao IVBAM.

Esta ação evidenciou um ato simbólico na história do Vinho Madeira, realçando uma das peculiaridades de um vinho que conta com quase 600 anos recheados de histórias que o tornam único e famoso no Mundo inteiro.

Do Vinho da Madeira que foi no Navio Sagres em 2022, TN de 2004, e regressou em 2024, serão desseladas e colhidas 3 amostras de cada uma das duas (pipa n.º 1 que regressou no Navio Sagres e pipa n.º 2 que ficou no IVBAM como testemunha). Estas serão as únicas amostras a entregar na DLP para comparação de resultados.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *