A Escola Básica e Secundária do Caniço apresenta mais um trabalho cinematográfico, desta vez, intitulado ‘A Bem da Nação’. Trata-se de uma curta-metragem, produzida no âmbito do Clube Europeu, em colaboração com as áreas do cinema e do teatro do projeto “Escola Cultural”, surge como uma homenagem aos 50 anos da Revolução do 25 de Abril, e conta com a participação de 20 crianças e jovens dos 2º e 3º ciclos, bem como professores e funcionários da escola. Os encarregados de educação contribuíram de forma significativa na caracterização dos personagens, transportando-os para a atmosfera dos anos 70, época emblemática em que a Revolução dos Cravos marcou um ponto de viragem na história de Portugal.
“A narrativa cinematográfica propõe-se a explorar a importância da liberdade e dos valores fundamentais da sociedade sendo também uma plataforma para a expressão artística onde os alunos aprendem, de forma envolvente, sobre um período crucial da história do país”, explica a organização.
Segundo Armando Morgado, presidente do Conselho Executivo, ‘A Bem da Nação’ é um testemunho do talento e do compromisso da comunidade educativa da EB23 Caniço em preservar e transmitir os valores que moldaram a nação portuguesa.