“É com profundo pesar que o partido ADN recebe a triste notícia do falecimento de Rui Nepomuceno, militante e dirigente do Partido Comunista Português”, expressou, esta manhã, Miguel Pita, coordenador e cabeça de lista do partido às eleições Legislativas Regionais de 26 de maio.
“Reconhecemos em Rui Nepomuceno não apenas um destacado advogado, político e historiador, mas também um incansável defensor da democracia, da autonomia política”, desataca, num comunicado enviado à redação.
O ADN lembra ainda que, como advogado, Rui Nepomuceno dedicou-se “com nobreza à defesa dos mais desfavorecidos, sendo reconhecido como o “advogado dos pobres”. Como político, lutou incansavelmente pela democracia e pela autonomia da sua região, deixando um legado de perseverança e compromisso com os ideais democráticos”.
Além disso, “o seu trabalho como historiador enriqueceu o conhecimento sobre a história e a cultura da Madeira, deixando uma vasta obra literária que perdurará como testemunho do seu amor pela sua terra natal”, relevou, expressando as condolências à família, amigos e camaradas de Rui Nepomuceno.
“Que o seu exemplo de dedicação e luta inspire as gerações futuras a continuarem a defender os valores da liberdade, da justiça e da solidariedade”, rematou.