Câmara de Lobos e Ribeira Brava também vão ter sistema de ‘pulseiras’ nas urgências

Miguel Albuquerque esteve hoje no Centro de Saúde de Machico.

Os utentes do Centro de Saúde de Machico que se deslocam à urgência são, a partir de agora, atendidos, não por ordem de chegada, mas de prioridade, de acordo com o sistema de triagem de Manchester, o mesmo que é seguido no hospital Dr. Nélio Mendonça, desde 2005.

À chegada, os doentes inscrevem-se e são depois atendidos no gabinete de triagem, onde lhes é atribuída uma pulseira com a cor correspondente à gravidade da situação. Nas paredes, um cartaz indica a correspondência entre a cor e o tempo provável de espera: vermelho, doente emergente, atendimento imediato; laranja, doente muito urgente, até 10 minutos; amarelo, doente urgente, até 60 minutos; verde, pouco urgente, até 120 minutos, e, azul, não urgente, até 240 minutos.

Miguel Albuquerque esteve hoje em Machico para assinalar a entrada em funcionamento deste sistema que vai ser estendido a outros centros de saúde com serviço de urgência.

Os próximos, anunciou o secretário regional da Saúde, serão os de Câmara de Lobos e da Ribeira Brava, devido ao número de utentes atendidos em urgência, não tendo sido reveladas datas. As equipas de enfermagem estão definidas e vão, entretanto, iniciar formação, com especialistas. No Porto Santo e na Calheta, onde número de utentes não é tão elevado, comparativamente aos centros de saúde referidos, não estão contemplados.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *