Eduardo Jesus, secretário regional do Turismo e Cultura, considera que os dados hoje divulgados sobre o setor do turismo em fevereiro mostram “uma tendência bastante favorável” para o turismo regional.
“Primeiro, regista-se um aumento de 5,1% nos hóspedes em fevereiro, face a fevereiro de 2023, e que produziram, em termos de dormidas, mais 8,6%”, analisou.
Um crescimento “relevante”, na avaliação de Eduardo Jesus, que consolida a taxa de ocupação de 60%, correspondendo a um ponto percentual acima do mês homólogo de 2023, “o melhor ano turístico de sempre”.
Estendendo a análise aos dois primeiros meses do ano – janeiro e fevereiro -, verifica-se que as dormidas “têm um acréscimo de 4,2% e os hóspedes de 1,5%”.
O governante destaca que o Reino Unido e a Alemanha mantiveram o seu “crescimento sustentado”, assegurando a quotas de 22% e 20%, respetivamente, mas continuaram a crescer 8,5% e 5,3% em fevereiro.
Porém, a estrela de fevereiro foi o mercado polaco, que registou uma taxa de crescimento de 25%. “Isto está em linha com aquilo que foi sendo transmitido pelos operadores nas várias feiras internacionais”, mencionou.
Eduardo Jesus destacou ainda os resultados nos proveitos totais (+11%) e de aposento (+10%) no setor na Região, o que “significa que a Madeira está a crescer tanto em valor como em quantidade, mas mais em valor do que em quantidade”. “É isso que se quer”, resumiu.
Os proveitos totais em fevereiro atingiram um recorde para o mês, de 41,9 milhões de euros, permitindo que o RevPar chegasse a cerca de 58,5 euros (+3% face ao período homólogo).