A União Europeia (UE) enviou 167 geradores de energia para a Ucrânia em resposta aos danos causados na infraestrutura do país por ataques da Rússia nas últimas semanas, foi hoje anunciado.
Num comunicado, a Comissão Europeia adianta ter enviado, através do Mecanismo de Proteção Civil da UE, a Alemanha, a Áustria, os Países Baixos e a Suécia, ofereceram um total de 157 geradores de energia de vários tamanhos.
Por seu lado, a UE desloca para a Ucrânia outros dez geradores com uma capacidade de gerar um megawatt e um valor de 3,75 milhões de euros.
Estes grandes geradores, que pertencem ao serviço europeu de proteção civil, têm capacidade para fornecer eletricidade a um hospital de média dimensão em condições de emergência.
O centro de coordenação da resposta de emergência da UE mantém-se em contacto com as autoridades de Kiev sobre as necessidades de ajuda.
Na segunda-feira, o ministro da Energia ucraniano, German Galushchenko, declarou que os ataques russos atingiram 80% das centrais termoelétricas ucranianas e metade das centrais hidroelétricas nas últimas semanas.