O Papa Francisco nomeou, ontem, o cardeal português José Tolentino Mendonça como “enviado especial” ao V Congresso Eucarístico Nacional (CEN), que decorre em Braga, de 31 de maio a 2 de junho.
Segundo a Agência Ecclesia, que cita um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé, o prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação, do Vaticano, vai ser o delegado pontifício no V CEN que tem por tema ‘Partilhar o Pão, alimentar a Esperança – Reconheceram-no ao partir o pão’.
A mesma fonte indica que a Conferência Episcopal Portuguesa afirmou que “recebeu com imensa alegria esta nomeação para tão relevante acontecimento na vida da Igreja em Portugal”, como oportunidade de “consolidar a arte de bem celebrar”.
“Este grande encontro eclesial pretende que nos voltemos para o essencial, para a fonte e o vértice da ação da Igreja, que é a Eucaristia. Juntos, vamos consolidar a arte de bem celebrar, o silêncio, a escuta, o canto, a adoração e o maravilhamento da Eucaristia na sua nobre simplicidade e beleza”, pode ler-se numa nota enviada à Agência Ecclesia.