Foi, hoje, apresentado o segundo trabalho do projeto ‘Escutar’, desenvolvido, por dois artistas de artes visuais e artes performativas, durante três meses, no conjunto habitacional da Quinta Josefina, em Santo António.
O projeto ‘Escutar’, com um investimento total de 30 mil euros, envolve três bairros sociais (Palheiro Ferreiro, Quinta Josefina e Pico dos Barcelos), seis artistas locais, dois em cada bairro, sendo que o objetivo no próximo ano é duplicar o número de artistas e bairros envolvidos, passando para doze artistas em seis bairros camarários, anunciou a vereadora Helena Leal, na apresentação do projeto que decorreu, hoje, no bairro da Quinta Josefina.
Na oportunidade, a autarca enalteceu o envolvimento dos moradores neste projeto artístico, que no fundo, tem por objetivo a construção de “um bairro melhor e de “uma cidade mais inclusiva”.
Por outro lado, deu nota do investimento financeiro de 3,2 milhões de euros na requalificação dos bairros sociais nos primeiros dois anos de mandato do atual executivo municipal, realçando que a requalificação do bairro da Quinta Josefina é um dos investimentos previstos até final do mandato.
O projeto ‘Escutar’ desenvolvido na Quinta Josefina, contou com a participação da artista Cristiana de Sousa que criou um mural a partir de frases e mensagens dos utentes do Centro Comunitário local, numa das fachadas do prédio com 4 andares, numa dimensão total superior a 12 m2. Por outro lado, foi desenvolvido um trabalho performativo com onze utentes juntamente com o ator e encenador Ricardo Brito, numa performance de 30 minutos.
Foram trabalhadas as temáticas: o bairro enquanto espaço público fora de portas e espaço privado dentro de portas, a relação do morador consigo mesmo e com os outros, a ideia do coletivo heterogéneo e a proximidade e a distância do fenómeno da vizinhança.
O terceiro projeto já se iniciou no dia 1 de abril, no Bairro do Pico dos Barcelos com os artistas Marta Garcês e Zeca Diogo e será apresentado em julho.
O projeto dinamizado pela Câmara Municipal do Funchal, em colaboração com a Sociohabita Funchal e com o Departamento da Cultura, teve início em 2023.