Livro de poemas escoceses apresentado na Região

‘Aye’, poemas escoceses de Carlos Oliveira Santos, inclui originais do autor e traduções suas de dez poetas escoceses.

A apresentação do livro ‘Aye’, poemas escoceses de Carlos Oliveira Santos, terá lugar na próxima sexta-feira, 5 de abril, pelas 19 h, na FNAC Funchal, Madeira Shopping.

Por motivos de doença, Marta Faria, anunciada para o canto e piano, não poderá participar. Pelo que será Sandra Escórcio Sarcevic, intérprete madeirense, a fazer as honras, acompanhada, na flauta, por Sara Freitas Faria, interpretando canções de Robert Burns, odestacado poeta escocês, que viveu entre 1759 e 1796.

De destacar uma participação especial de Violante Saramago Matos.

É ainda esperada a presença de outros membros do amplo ramo genealógico da família Escórcio, originária do escocês John Drummond, conhecido na ilha por João Escórcio e aqui chegado em 1430.

Escocês era o médico e padre Robert Kalley, filantropo e criador do culto evangélico na Madeira, no século XIX. O atual Pastor da Igreja Presbiteriana da Madeira, Jorge Gameiro promete estar presente nesta sessão.

Escoceses eram também inúmeros comerciantes de vinho como Francis Newton, James ou Alexander Gordon. E o Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s possui pelo menos umafotografia que atesta a presença do traje escocês na Região.

Este livro ‘Aye’, poemas escoceses de Carlos Oliveira Santos, agora editado pela ÂncoraEditora, inclui originais do autor e traduções suas de dez poetas escoceses.

Carlos Oliveira Santos, professor da Universidade de Lisboa, reformado, é presidente de TheCascais Burns Club, o único clube em Portugal consagrado ao poeta escocês Robert Burns, integrando uma vasta rede de clubes idênticos, em todo o mundo.

Por outro lado, Carlos Oliveira Santos tem com a Madeira uma outra relação cultural, já que é o autor do livro ‘Um Niemeyer É Sempre Um Niemeyer’, editado em 2022.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *