A Via Sacra organizada pelo Movimento dos Jovens Cristãos da Madeira começou na Cancela e terminou junto ao Monumento do Cristo Rei, no Garajau, contando com a colaboração do Pe. Giselo Andrade.
Ao longo do percurso foram revividos “os últimos momentos de Jesus até à Ressurreição”, indica a nota enviada ao Jornal.
Os participantes, cerca de duas dezenas, foram convidados a “meditar a individualidade humana a parecer a imagem de Cristo”.
As reflexões incidiram nos temas atuais e com apelos para que “a guerra dê lugar a paz; o ódio pelo amor; o egoísmo pela partilha; comodismo por trabalho; dor, humilhação por esperança; ofensa, pecado por perdão; queda por erguer; desistir por lutar; chorar troca por sorrir; prisão troca por libertação; ruido por silêncio; o mal pelo bem; a inveja pela gratidão; indiferença por ação; fracasso por persistência; solidão por um abraço”.
“Fizemos este caminho onde Jesus venceu a morte, e nós o que podemos fazer também para vencer a morte?…agradeçamos esta vida. Hoje fomos provocados a transformar”, conclui a nota da organização.